sábado, 6 de abril de 2013

Pecado Vs Misericórdia




Carta Formativa
Pecado Vs Misericórdia
De: Rafael da Silva Ferreira 


O pecado em nossas vidas:

Bom para falarmos desse assunto é importante voltarmos no livro do Genesis 3,5  ´´ Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal. ” O pecado começou na desobediência de Adão e de Eva,onde ouviram a voz de satanás ,sendo tentados a comerem o fruto proibido. Querendo ser como deuses, o pecado original fundi em nossa natureza fazendo que o homem saia de sua santidade original e passe a se entregar a desobediência. Santo Agostinho dizia que o pecado é o amor de si mesmo ate ao desprezo de Deus (Livro Cidade de Deus 14,28) com isso nos amamos tanto que chegamos ao ponto de desprezar Deus, de fazer suas vontades e seguir seus mandamentos.

Ao nascermos, trazemos conosco o pecado original que foi fundido em nós pela desobediência de nossos pais, mas contudo somos purificados pelo Espírito Santo através do nosso batismo.Quando somos batizados  o Espírito fundi em nossa natureza e arranca todo pecado original que habita no interior de nosso ser,como um agricultor que arranca a erva daninha de sua colheita, para que ela não mate toda a colheita. Somos restaurados,  ou melhor dizendo, o homem velho é traspassado pela luz divina do Espírito,e com isso morre-se ali, na pia batismal, surgindo pela a graça de Deus, um ser vivificante, restaurador e cheio do Espírito Santo.

Mas com a remoção do pecado original em nossa natureza, o homem volta para Deus. Contudo, é deixado em nós uma cicatriz que nos faz experimentar a tentação em nossa volta, sendo que podemos pecar constantemente, mas contudo, temos a livre escolha de opinar qual o caminho devemos seguir.Por isso é importante que as crianças sejam batizadas, para se livrarem das consequências do pecado original, e se tornarem novas criaturas, libertas de todo o pecado.

O demônio é o autor do pecado, sendo que através de suas técnicas maliciosa e seu modo de agir malignamente, ele consegue nos enganar com suas mentiras e calunias, fazendo-nos cegos ao amor Divino e olhando para um amor totalmente egoísta, um amor a si mesmo chegando ao desprezo e ao abandono de Deus. Quando estamos prestes a pecar, o demônio nos tenta prometendo os prazeres e as riquezas desse mundo e com isso,já dizia o evangelista Mateus ´´ Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito é forte, mas a carne é  fraca ´´.Ao deixar-nos seduzir pela carne,somos tomados por uma tristeza, como se o demônio pegasse toda a sujidade que está em nossa alma  e esfregasse-nos em nossa cara,chegando a nos acusar, sendo que de fatos somos os verdadeiros culpados por essa iniquidade. No pecado chegamos a achar que somos indignos, até mesmo de pisar na casa de Deus, mas temos que colocar em nossa cabeça que a Igreja é constituída de pecadores e para pecadores, sendo que Ela é totalmente santa. Essa é a missão da Igreja de levar todos para o céu, se não tiver essa finalidade, é preciso rever os nossos conceitos e atitudes e nos perguntar o que estamos fazendo Nela, se não de levar as pessoas a Deus.

A misericórdia de Deus:

A misericórdia de Deus é mansa, é generosa, e só nos toca a nossa alma se deixarmos que ela nos invada, tanto no pecado, com na misericórdia é preciso que haja a liberdade humana sendo que Deus nos dá essa graça de escolhermos o que queremos de fato para a nossa vida.
A palavra Misericórdia tem um significado (miséria + cordis). Que por sua vez, é o resultado da miséria +coração (cor, cordis),ou seja  ´´ Miséria de coração ´´ . O próprio nome já nos mostra que o nosso coração é bastante miserável e com isso devemos clamar sempre a misericórdia de Jesus que é derramada sobre aqueles que o invocarem.

Mas para obter misericórdia, é preciso ter misericórdia por primeiro. Lembremos na oração do Pai Nosso ´´ Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos aquém nos tem ofendido ´´ , como podemos nos encher da misericórdia de Deus se estamos com o coração fechado para perdoar o nosso irmão? È preciso que surja primeiramente dentro de nós, para que depois, com o coração já comovido, a misericórdia divina possa assim nos alcançar. Somente os verdadeiros seres humanos sabem praticar a misericórdia, ou seja, quem não perdoa não está honrando a sua dignidade de humano e sim provando para toda a sociedade o que é ser um ser Desumano. Quem perdoa é humano, e se é humano está em plena comunhão com Deus porque ele criou com suas mãos, aquilo que Ele desejasse para o bem de toda a humanidade.

Por isso não tenhais medo de abrir vosso coração a Cristo Jesus, porque Ele não cansa de vos perdoar. Jesus foi o maior exemplo de ser humano, porque Ele nos deixou um grande mandamento ´´ Amar uns aos outros,assim como eu vos amei ´´,por isso é preciso amar para que depois possa surgir dentro nós a misericórdia. Jesus nos ama, e por isso ele não se cansa de derrama sobre todos nós a sua misericórdia.

Ele também nos deixa vários exemplos de amor e misericórdia, quando Ele salva a mulher adultera de ser apedrejada e a perdoa, quando Ele lava os pés dos discípulos, mesmo todos eles serem pecadores, mas Jesus os quer que eles façam parte do seu reino, e também na cruz Ele perdoa o bom ladrão. Por isso paremos de fugir da misericórdia, Jesus sempre te perdoa, mesmo que você caia no mesmo pecado, peça ali mesmo depois de sua queda a misericórdia de Deus porque Ele sabe o tamanho de suas lutas para vencer a sua provação. Não canse de pedir a misericórdia, porque Ele nunca vai cansar de derramar sobre você essa graça que jorra de seu coração. O amor nunca se cansa e a misericórdia também, ela sempre deve permanecer em nossos corações, por isso nunca julgue seu irmão, você não sabe o que levou ele a fazer isso, quais foram as causas que ele teve para tomar essa atitude. Antes de você julgar, pense em querer ajuda-lo e a fazê-lo o propósito de estarem juntos para que ele não volte mais a pecar. Quando caminhamos só não conseguimos carregar a cruz porque ela é pesada demais, mas quando caminhamos juntos o peso é dividido entre ambos sendo mais fácil de carregar. Ninguém vai para o céu sozinho, Cristo vai nos cobrar quando chegarmos na eternidade e nos perguntará onde está o irmão que te confiei?

Por isso irmãos não brinquem com a misericórdia de Deus, não fique com seu pé em duas canoas, ou seja, Deus sempre quer nos perdoar quando Ele vê o seu esforço de vencer o pecado. Mas infelizmente muitos abusam da misericórdia, cometendo pecados com o intuito de acharem que Deus sempre perdoa, mas nunca está disposto a mudar de vida e de comportamento. Lembremos também da Justiça divina, onde ela não deve ser esquecida, onde devemos sempre temer a Deus e obter o respeito dos ensinamentos que ele nos deixou.

Amados irmão, que essa mensagem possa penetrar em vossos corações....

Deus os Abençoe





  Rafael da Silva Ferreira