quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Domingo, o dia do Senhor

Meus caros amigos,  é com muita alegria que venho para partilhar um pouco da catequese, no qual vamos  falar sobre o terceiro mandamento: ´´ Guardai Domingos e festas´´.
Venho falar desse assunto para alertar os cristão sobre como é importante em estar na plena comunhão com Deus , no qual Ele em primeiro lugar nos espera para que , formamos um, unindo o seu místico corpo, que é a Igreja.
Antes de começar , vamos refletir a origem da palavra Domingo , vem do latim Dominicus que significa "dia do Senhor´´. Penso que esse dia foi reservado para que possamos agradecer todas as graças que ganhamos de Deus durante toda a semana.Deus nunca nos abandona, apesar que somos muito ingratos com Ele, não agradecemos , achamos que Deus tem a obrigação de nos ajudar, e pior rezamos na hora que mais precisamos Dele, entramos no comodismo de sempre pedir , e nunca temos a capacidade de refletir que o domingo é o dia no qual Ele nos espera como Pai em sua casa e que acolhe seus filhos para saborear o alimento tão sagrado e tão precioso que nos gera para a vida eterna.Enquanto não colocarmos em nossas cabeças duras, que Deus é nosso Pai, não saberemos respeitar esse dia que é tão importante para todo cristão que deseja realmente imitar Jesus Cristo.
Cristo sempre esteve em comunhão com o Pai, fazendo a sua vontade e desprezando a sua própria subjetividade, para Ele devemos estar em plena comunhão com o Pai. Jesus dizia ´´ Quem me viu a mim, viu o Pai´´ Jo 14:9 ou ´´Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor´´ Jo15 :1 , então percebam como é importante estar em plena comunhão com Cristo, para que assim possamos fazer parte do corpo místico e ao mesmo tempo estar em plena comunhão com o Pai que esta nos céus. 
Na fé católica e no código de direito canônico é bem claro que todo cristão deve colocar o domingo como prioridade e que se por desleixo aconteça de não ir a missa no domingo, esta cometendo um pecado grave que deve logo se arrepender e confessar ao sacerdote . Trocamos o sábado da antiga aliança, para o Domingo da nova aliança, respeitamos o domingo por causa da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, diz o catecismo da igreja Católica :´´Que o cristão participa da santa missa ao Domingo ou na sua véspera para que neste dia, ele deixa de lado todos os trabalhos que o impede de adorar a Deus e de viver este dia nas suas dimensões de festa , de alegria, descanso e restabelecimento ´´ CAT 2177-2186,2192-2193;Youcat numero 365.
Por isso meus irmão, por amor que tenho a vocês, apenas alerto que não se deve brincar neste dia precioso aos olhos de Deus, sendo o ´´ Dia do Senhor´´ , devemos respeitar com todo o temor este sagrado dia, não estou dizendo que não devemos fazer nada no Domingo, apenas reflito a importância de ir a Santa Missa. Não nos pesa em tirar uma hora para Deus, teremos vinte e três horas para nos satisfazer das nossas tarefas diárias ou de nos descansar para o trabalho que virá no dia seguinte.








Rafael da Silva Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário